domingo, 2 de setembro de 2012

Os sub 13 "B" em Amarante


Logo a fechar a primeira semana de treinos, as equipas de sub 13 "A" e "B" deslocaram-se a Amarante para os primeiros jogos treino. Digamos que foi o 3º treino da epoca já que apenas tinham efectuado dois treinos durante a semana e ainda com algumas "baixas" de colegas em férias.








Vamos começar por falar da equipa "B" já que a reportagem relativa à equipa "A" já está publicada e ficou a cargo do meu amigo e nosso reporter Zétó que nos dá o prazer de continuar a "reportar" da sua forma tão sentida, sincera e emotiva a epoca destes colegas. Como de costume, a equipa "B" fica a meu cargo - num post posterior serão dadas as indicações do que se "irá passar" no blog, assim como será feita a despedida oficial do pessol da epoca 2011/2012 e a apresentação da equipa desta epoca.


Mas vamos começar pelo jogo. Correu mal e perdemos por numeros muito expressivos: 7 - 3. E sem desculpa absolutamente nenhuma, perdemos porque merecemos. Não é meu costume debruçar-me sobre questões técnicas e não é agora que o vou fazer, tanto mais que a equipa ainda não se conheçe. Mas a verdade é que à nossa equipa faltou essencialmente ...ser equipa! Faltou conjunto, faltou interacção, faltou colaboração. Tivemos 7 meninos em campo - de cada vez, porque foram utilizados os 14 que formam a equipa - a jogarem cada um para si.




Aiiiiiii ... ainda me vão obrigar a dar ao prof. Tózé a "receita" do treinador de uma equipa que eu conheço .... cada jogador só pode dar 2 toques na bola, um para receber e outro para passar ... quem ultrapassa isto ... "enche" (termo que, confesso, detesto!). Caros amiguinhos, se isto estivesse em vigor, devia ter havido alturas em que estavam os 14 no chão a fazer flexões...
(fica a nota que este metodo não faz parte da "Periodização Tactica" mencionada pelo Zétó ... mas que é usado, é, que eu garanto)






Muito trabalho é o que vos espera e à vossa equipa técnica. No grupo há bons valores individuais, mas eles só terão resultados se esse valor for englobado no conjunto, a trabalhar com todos e para todos. Ninguém ganha jogos sozinho (no futebol, claro, no ténis é diferente!)








E, meus amiguinhos, têm a responsabilidade de usar o "nome" de sub 13"B", uma equipa que fez história a epoca passada. E é isso que eu espero esta epoca: que os colegas se apoiem, não critiquem. Que se respeitem. Que sejam unidos. Amigos uns dos outros. E verão que os resultados aparecem. Quando existe união, amizade, bom relacionamento a vida do treinador é muito facilitada.  E pronto, para primeiro jogo da epoca já "vos bati" que chegasse. Sabem que a vossa alegria e os vossos sucessos serão os nossos e que cá estaremos SEMPRE para vos apoiar seja qual for o resultado.




No entanto, há coisas que devem ser ditas e que se não "desculpam" nem "justificam" o resultado do jogo, servem pelo menos de atenuante...

Aos nossos rapazes (e a nós por acréscimo) foi solicitado que estivessemos em Amarante ás 15 horas, de forma a podermos ver o jogo da equipa "A", dando o nosso apoio e companhia à estreia dos colegas - o nosso jogo só teria inicio ás 16.30h




Assim foi, e com o dia tórrido (mais de 30 grauzinhos ... eu gosto, mas reconheço que é quente...) que estava os meninos acabaram por estar mais de 1 hora debaixo de um sol capaz de estrelar ovos na bancada ... entraram em campo já meio cozidos e o campo pelado, poeirento não ajudou nada... e foi mais outra hora debaixo de sol... elas não matam, mas moem, e na segunda parte notou-se bem o desgaste. Dois meses parados, só com 2 treinos e mais de 2 horas "no forno" acabaram por ter reflexos. Como disse, não é uma "desculpa" para o resultado, apenas uma constatação de factos. Aos pais cabe a tarefa de apoiar e incentivar os rapazes (e raparigas, que este ano voltamos a ter o prazer da nossa Scappy na equipa) sempre, principalmente quando as coisas não lhes correm bem.



Por falar em apoio, fica o agradecimento a quem  acompanhou o nosso jogo por parte da equipa "A": o nosso Zétó, que presenciou a maior parte do jogo e a equipa técnica, o prof Vitor e o seu adjunto (confesso que ainda não sei o nome do senhor).

 Obrigada, eram poucos, mas bons.

E fica também um agradecimento ao cuidado do nosso treinador, o prof. Tozé, que tentou, dentro do possivél, resguardar os meninos do calor ... mas não estava facil, não!



Ora bem, acabado o lado "mau" da coisa, vamos ao lado bom e divertido... sim, porque mesmo quando se perde nos podemos divertir! O calor tem destas coisas ... até pôs pais a prescindirem de algumas peças de roupa (tenham calma, desta vez "pais" refere-se mesmo ao do sexo masculino, que as mães mantiveram-se encaloradas, mas vestidas...)









Seja pelo calor ou pela exibição, uma das arvores que pelo porte já lá estava há uns anos largos, resolveu "desfalecer" e cair, pregando um tremendo susto a toda a gente ... sem danos humanos nem materiais, pelo menos que sejam do nosso conhecimento....






E o grupo dos "acompanhantes" que passou a tarde a "trabalhar para o bronze" ou a queixar-se do calor, ainda vai ter saudades desta tarde quando andar a gelar por campos diversos ao longo do campeonato ... um grupo em que se juntam "velhos amigos" e entram novos, mas todos com o espirito de acompanhar esta equipa, esta jovem equipa que agora deu os primeiros passos numa epoca que se espera, seja feliz.




A todos o meu abraço e , como de costume, até já

2 comentários:

  1. “Querer é Poder” e nada de desânimos, tudo se está a iniciar, é muito cedo ainda... mas lembrei-me de uma frase que ouvi e interiorizei na época passada e que alguns pais se vão recordar, mas que é necessário para tudo na vida e que será bom ter desde já presente:
    “Derrota não é perder, derrota é Desistir” (penso que é qualquer coisa assim, dá para perceber o contéudo…)
    Meninos, com Respeito uns pelos outros, com um objetivo único de trabalhar em União e com a garra de Dragão, sereis Imparáveis.
    Bonita a atitude de chegar mais cedo, para apoiar a equipa A, mesmo com condições atmosféricas tão abrasadoras e com um jogo a disputar em seguida.
    São os Pequenos Gestos que mostram as Grandes Acções de coração.
    Um abraço bem forte.

    ResponderEliminar
  2. Boa miúdos, esta Equipa ( Sub13B ) ainda vai dar muito que falar ...
    ... E como diz a Anabela, e bem, "Querer é Poder", sem dúvida que sim.

    Parabéns pelo vosso Maravilhoso gesto, de facto, as atitudes são de quem as pratica e vocês praticaram uma fantástica Atitude, perante os vossos Colegas da Equipa A ...

    E nunca se esqueçam, que os Grandes gestos, vêm sempre das GRANDES Pessoas.

    PARABÉNS e muita Sorte

    Beijinhos a todos e vou estando atenta ao vosso Campeonato

    Carminho

    ResponderEliminar