terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alberto, um excelente guarda redes e um menino de ouro!

 
O Alberto, tal como muitos dos nossos meninos, atingiu esta epoca o limite de idade para o projecto Dragon Force Vitalis, ao passar para o escalão de sub 15. Esteve desde sempre de azul e branco, uma vez que fez parte do grupo que inaugurou o Vitalis Park, tendo antes disso estado na escola do Dragão que funcionava no Padroense.
 
 
Agora o Alberto decidiu manter a camisola azul e branca trocando apenas de clube. Não foi uma decisão facil tendo em conta as diversas alternativas que tinha, mas o coração – o enorme coração do Alberto, que continua no Futebol Clube do Porto, puxou-o para o clube com o equipamento mais parecido, o Infesta, que tem um excelente projecto e uma visão inovadora no que diz respeito a guarda redes.

 
 
 
 
Não é fácil para mim falar do Alberto – como é sabido tenho uma ternura muito especial por este menino. Entre ele e o colega de posição Nuno e respectivas familias criaram-se laços de amizade ao longo dos anos que nada – muito menos uma mudança de clube – consiguirá quebrar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Portanto é com um misto de alegria e tristeza que me “despeço” do Alberto: alegria, porque sei que é o que ele quer, que está a seguir o seu caminho. Tristeza porque serão menos as vezes que verei aquela carinha marota e sorridente, e de certeza que terei muitas saudades do “guarda redes loirinho” que durante tanto tempo aprendi a admirar
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(esta sequencia de imagens percorre 4 anos ... em que mudou tudo, menos a amizade... fica o meu pedido de desculpa pela insistencia no acompanhante, mas eles foram, são e serão colegas, companheiros e amigos e alturas houve em que era dificil encontrar um sem o outro)


 
 
 
 
 
 
Não é preciso estar aqui a evidenciar as qualidades do Berto, seja como atleta seja como pessoa. Todos aqueles que o acompanharam ao longo dos anos reconhecem o seu indiscutível valor. No seu percurso pelo Dragon Force Vitalis integrou a 1ª equipa de competição de sub 11, a famosa equipa dos pernetas fraquinhos do prof. Carlos Campos.
 
 
 
 
 
 
 
No ano seguinte, com a subida de escalão passou para a equipa de sub 13”A” do prof. Rui Sá Lemos, uma equipa que disputou a série dos campeões. Nesta epoca este de novo nos sub 13”A” dos prof. Rui Tomé e Renato Avelar, uma equipa que foi campeã de serie na 1ª e 2ª volta do campeonato. Sempre com uma postura calma, tranquila, de “senhor da baliza”, de guarda redes em que se pode confiar, mostrou inumeras vezes o seu talento e a sua qualidade. Com uma especial “queda” para a defesa de grandes penalidades, por mais que uma vez foi ao Alberto que se deveu a vitória em torneios.






 
 
Como pessoa, vai ficar na memória a altura em que alguém lhe disse, referindo-se ao colega com a mesma posição “vocês disputam o mesmo lugar” e ele, com aquela carinha séria e imperturbavél, respondeu: “nós não disputamos, dividimos”. Acho que isto diz muito do que é o Alberto, sereno, amigo, cordial, educadissimo, uma joia de menino.
 
 
 
 
 
 
 
Ao longo deste tempo mesmo em altura menos boas nunca o Alberto perdeu a calma, a serenidade. Nunca deixou de ser aquele amigo com que se pode sempre contar. E aquele guarda redes que deixa qualquer defesa tranquila.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Muito mais haveria a dizer sobre o Alberto, como há de qualquer dos extraordinários meninos que temos tido o privilégio de conhecer ao longo destes anos. Meninos que dentro e fora do campo fazem da vida dos adultos uma vida mais feliz, mais sorridente. Recordo tantos momentos ...
 
 
 
 
 
...a final da Taça de Portugal ...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
....o aniversário em Cortegaça ...
 
 
 
 
 .
 
 
...o Torneio de Boticas ...
 
 
 o da Faculdade de Desporto ...
 
 
 
 
 
 
 
 
...a Batalha de Guarda Redes ...
 
 tantas recordações que não vão ficar por aqui, porque, amiguinho, vamos continuar a “ver-te”.
 
Sempre que possivel e com a ajuda da tua mãe, aqui estaremos a acompanhar a tua vida, os teus sucessos porque é isso que te desejamos: que estejas onde estiveres, tenhas sucesso e especialmente, SEJAS FELIZ!



 
 
 
 
 
Acredito que este grupo que começou na equipa dos “pernetas fraquinhos” se vai continuar a encontrar vida fora, seja nos campos de futebol ou noutro sitio qualquer. Porque o que a AMIZADE une, os homens não podem separar e tu és O NOSSO AMIGO ALBERTO.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por falar em amizade, não podia terminar este post sem mencionar a familia "Alberto": a Carminho, o Fernando e o Manuel, aqui ilustrados por uma imagem que tão bem conhecemos das nossas reportagens. Esta familia sempre presente, sempre simpática, deixou uma marca tipo Duracell que dura, e dura ... tal como a amizade e a estima que temos por eles. No entanto, fica desde já a indicação que a nossa ligação vai continuar. Mas isso fica para outra altura.
 
 
 
Agora resta-me apenas terminar - não há despedidas porque estarão sempre presentes no nosso pensamento ( e no email e telemovél...)  - Ficam os votos a Sorte vos proteja, Deus vos ajude e, meus amigos, até já

6 comentários:

  1. Um jogador que sempre admirei ao longo destes anos.Um jogador e um colega exemplar, que vai deixar saudades. Um jogador à PORTO que por erro de casting, não está no CTFD Olival. Continua Alberto a perseguir os teus sonhos, tu vais conseguir.
    Um abraço deste teu admirador Zétó.

    ResponderEliminar
  2. Susana, não tenho palavras para descrever o que senti ao ver e ler esta reportagem que a amiga fez do meu sobrinho e afilhado Alberto, só tenho que agradecer toda a ternura e carinho que a Susana pôs na reportagem eu sei que é do coração o meu muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Excelente trabalho, este aqui publicado … Excelente Produção, mesmo á altura deste grande Menino, que é o Alberto.

    GRANDE Guarda Redes, com qualidades demonstradas e com feitos visíveis em muitos Torneios, Jogos e Ligas Internas.
    … E como só os GRANDES deixam saudades, esta Publicação é um “Presente” para o Alberto e sua Família, mais que justo, e fico realmente fascinado, com o Carinho e Dedicação, que a Susana Pinto coloca em cada Post que publica.
    Não sendo a Susana mãe de um ex atleta da equipa ( da anterior época 2011/2012 ) do Alberto, é de louvar esta “Atitude”, porque utiliza o seu BLOG para falar de todos os garotos e isso tem de ser realçado … Parabéns Susana.
    Brilhante Trabalho.

    Para ti Alberto, desejo as maiores felicidades e vou estar atento ao teu percurso.

    Abraço
    CTavares

    ResponderEliminar
  4. Que linda esta publicação.
    Tem de haver, mesmo, um carinho e uma enorme admiração, para com este Guarda-redes.
    Boa Sorte Alberto e tudo de bom, para o teu fututo.
    Parabéns, adorei este Blog … já me tinham falado dele ( e bem, por sinal ) …Excepcional

    Até um dia destes
    Bela Dias

    ResponderEliminar
  5. Excepcional Trabalho … Brilhante, mesmo

    Em primeiro lugar, felicito a Susana Pinto, pelo Magnifico trabalho (assim como todos, neste Blog, anteriormente publicados).
    Excelente Blog ( sem palavras ) … Sou Fã

    Ao Alberto ( Esse Guarda Redes Fantástico ), com provas dadas e muito haveria a dizer s/ ele, desejo as maiores felicidades.
    Que nesta tua mudança de Clube, sejas muito Feliz e brilhes na Baliza como ninguém.
    Continuarei acompanhar esse Campeonato.
    Força miúdo, tu és grande
    Abraço
    Teixeira

    ResponderEliminar
  6. Miúdo fantástico, sem dúvida, talvez um dos miúdos que mais admiro pela sua Humildade, Sinceridade, Educação e Postura Irrepreensível.
    Parabéns Alberto, por seres como és...

    Desejo as maiores felicidades, para o teu futuro, quer Desportivo quer Escolar.

    Um beijinho e tudo de BOM, para TI.
    Rita Mendes

    ResponderEliminar